terça-feira, 29 de julho de 2008
Depois de percorrer muito chão...
O Hendÿ finalmente encerrou neste último domingo, sua turnê pelo interior do Mato Grosso do Sul, através da caravana do Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro, realizado pela Fundação de Cultura do estado. O conto de Lima Barreto, ‘ A Nova Califórnia’, adaptado e encenado pelo grupo há mais de um ano, circulou nas cidades de Nova Alvorada, Ivinhema, Laguna Caarapã, Rio Brilhante, e Rio Negro, proporcionando ao público de modo geral, uma estética diferente da arte teatral, onde o espanto e a curiosidade da platéia se mesclam com as boas energias e o trabalho intensivo dos atores e atrizes, para encenar a intrigante história da tragédia humana provocada pela cobiça do ser.
A cada cidade a recepção da platéia ‘literalmente alimentava’ a concentração e o entusiasmo dos atores.A cumplicidade e a reciprocidade fluíam e superavam as dificuldades com a infraestrutura física, o que de fato refletem a carência de teatro ainda persistente em nossa região, apesar das tentativas concretas da fundação em fomentar a arte no estado.
As dificuldades encontradas com relação à organização e ao contato com as prefeituras dificultam a formação do público, tão almejado pelo projeto, sendo visível, portanto, a necessidade da ampliação das discussões sobre a continuidade deste e sua organização. Sua abrangência deve atender a todo o estado, não somente levando a arte, mas também observando as necessidades locais e suas especificidades, visto que há cidades que não recebem grupos de teatro há mais de quatro anos, ou mesmo outras de porte para receber espetáculos, ficaram sem ver os trabalhos realizados pelo restante do estado.
Aos poucos se desconstrói a idéia de que essas cidades não apreciam a arte teatral, e mesmo que localmente, os grupos não estão preparados para difundir o próprio trabalho, muito pelo contrário, tais dificuldades apenas aumentam o anseio pelo diferente, no fazer e no ver, das caravanas da arte.
Para o Hendÿ, neste primeiro semestre de trabalho junto ao projeto, as experiências trazidas, vãs muito além do objetivo pessoal de cada integrante. O trabalho coletivo, com o único objetivo de pesquisar e experimentar o fenômeno teatral em sua ‘essência mágica’, gratifica a quem faz e a quem vê, provando que o teatro modifica, transforma, e acrescenta na vida de todos que estão em sua realização.
Valeu Hendÿ!!!!
Que os caminhos se abram,
as fronteiras sejam derrubadas,
e os horizontes se mostrem além de muitas outras serras,
com os raios do sol cada vez mais fortes,
para os iluminados...
Danila Maia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário