quarta-feira, 23 de julho de 2008

Plano Nacional de Cultura.

O Plano Nacional de Cultura (PNC), previsto pela Constituição Federal desde 2005, através da emenda constitucional de nº 48, vem sendo elaborado e discutido em todos os níveis da esfera pública, executivo, legislativo, e popular, por meio de seminários, congressos e conferências realizadas por todo país, com o intuito de atingir os mais diferentes meios de expressão cultural, levando em consideração as diversidades regionais que distinguem a cultura brasileira.
Fóruns estaduais e municipais estão sendo realizados para englobar todas, ou parte das propostas, que visam fomentar, e igualizar em oportunidades, as diferentes artes, e suas pecularidades regionais.
No site do Ministério da Cultura, (Minc), podemos acompanhar os debates e propostas que os Grupos de Trabalho vem desenvolvendo nos vários estados da confederação, foi então que me questionei sobre as discussões aqui no Mato Grosso do Sul, qual a nossa parcela de contribuição? de onde estão saindo as nossas propostas para o nível nacional? aliás, quando começarão a serem feitas? Os artistas do nosso estado serão contemplados, pois ainda nem secretaria, nem Fundação, expandiram os debates?! Como então, solucionar a falta de comunicação que há entre os níveis interessados nessas propostas?
http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/plano-nacional-de-cultura/
Vale a pena manter-se informado no site do Minc, e ficar de olho nas propostas que supostamente serão feitas pelo MS.

O melhor meio é se antenar, pois "desorganizando, posso me organizar".

Danila Maia.

Nenhum comentário: